Apetite aumentado?

Apetite aumentado é quando a pessoa come com maior frequência ou em maiores quantidades do que o corpo necessita. Isto pode resultar ou não no ganho de peso.

O aumento do apetite pode ser sintoma de várias doenças. Por exemplo, pode ser causado por certos quadros mentais e por transtornos das glândulas endócrinas.

O aumento do apetite pode aparecer e desaparecer (intermitente) ou persistir por um longo período (persistente), dependendo da causa. Nem sempre o problema resulta em ganho de peso.

Os termos “hiperfagia” e “polifagia” dizem respeito a uma pessoa concentrada apenas em se alimentar, ou que se alimenta em excesso antes de se sentir satisfeita.

Resultado de imagem para apetite aumentado

Causas

O aumento do apetite pode ocorrer quando a pessoa começa a praticar alguma atividade física. Contudo, se o problema persistir é importante consultar o médico. Algumas outras causas de apetite aumentado são:

  • Estresse ou ansiedade;
  • Depressão;
  • Tensão pré-menstrual;
  • Reação a medicamentos, como corticoides, antidepressivos e outros;
  • Hipertireoidismo;
  • Doença de graves;
  • Hipoglicemia;
  • Diabetes;
  • Bulimia.

Entre em contato com o seu médico (clínico geral, nutrólogo ou endocrinologista) se você tiver um apetite sem explicação e persistente e ele vier acompanhado de outros sintomas.

Diagnóstico de Apetite aumentado

Para diagnosticar a causa do apetite aumentado seu médico pode pedir exames de sangue incluindo bioquímica do sangue e de tireoide, sendo que este último irá medir o nível de hormônios da tireoide no seu corpo. Se nenhuma causa física justificar o apetite aumentado, seu médico poderá recomendar uma avaliação psicológica.

Tratamento de Apetite aumentado

O tratamento de apetite aumentado varia de acordo com a condição que levou a este problema. Não tente utilizar inibidores de apetite por conta própria para tratar o problema. Se a causa do apetite aumentado for o diabetes é importante tratar a doença e deixá-la controlada. Distúrbios alimentares e depressão irão necessitar de aconselhamento psicológico.

CUIDADOS EM CASA

Recomenda-se o suporte emocional e, em alguns casos o aconselhamento.

Se um medicamento estiver causando aumento do apetite e ganho de peso, seu médico poderá reduzir a dosagem ou recomendar uma droga diferente. Nunca suspenda qualquer medicamento sem antes consultar seu médico.

Complicações possíveis

A obesidade é uma das principais complicações do apetite aumentado.

Deixe um comentário